terça-feira, 6 de julho de 2010

LAÇOS FRACOS E FORTES NA RELAÇÃO DAS REDES SOCIAIS

As redes sociais somam 29 milhões de internautas brasileiros por mês. Os números são surpreendentes, em cada dez pessoas conectadas no Brasil, oito têm o seu perfil estampado em algum site de relacionamento, que por sua vez são neutros (VEJA, 2009). As redes servem como vias para a circulação de informações, algumas ferramentas são mais informativas, ou seja, valorizam mais a conversação entre seus membros.

A redes sociais se caracterizam pela apropriação conversacional ou informacional. Sendo que uma está diretamente ligada à informação, ao debate, ao conhecimento, e a outra está voltado a criação e a manutenção das próprias redes.Por sua vez, os sociólogos caracterizam os diferentes níveis de relacionamento de "laços fortes" e "laços fracos". Os laços fortes denotam as relações afetivas-emocionais, sendo mais restrito e limitado a um pequeno grupo; enquanto os laços fracos são sociais, abertos, ilimitados e informacionais.

Segundo o antropólogo inglês Robin Dunbar, uma pessoa pode estabelecer em média uma relação social entre 150 contatos, contrariando os antropólogos americanos que apontam para uma média de 290 contatos. Cento e cinquenta ou 290 pessoas, ainda não resolve a questão levantada pelo sociólogo americano Robert Weiss. Segundo Weiss, "a solidão emocional é o sentimento de vazio e inquietação causado pela falta de relacionamentos profundos. A solidão social é sentimento de tédio e marginalidade causado pela falta de amizades ou de um sentimento de pertencer a uma comunidade". A inquietação entre a solidão social e a emocional, ainda é muito grande. Não basta apenas estabelecer contatos virtuais, ainda as relações humanas são definidas pela afetividade, tempo, parafraseando Aristóteles: "é preciso comer juntos a quantidade necessária de sal".

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